Xantinon, para o que e indicado e para o que serve?

Xantinon® e indicado para auxiliar (ajudar) no tratamento dos disturbios do figado.


Publicidade
Como o Xantinon funciona?
Metionina e colina, componentes ativos de Xantinon®, sao nutrientes considerados essenciais para varias funcoes do organismo. Esses nutrientes auxiliam na eliminacao da bile e no metabolismo de gorduras (lipidios) no figado permitindo um melhor funcionamento do orgao.

Quais as contraindicacoes do Xantinon?
Xantinon® nao deve ser usado nos casos de alergia aos componentes da system.

Como usar o Xantinon?
Xantinon® destina-se a uso exclusivo pela by way of oral. O comprimido revestido deve ser deglutido por inteiro, com um pouco de liquido.

A posologia recomendada e de tres a quatro comprimidos ao dia ou a criterio medico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de duvidas sobre este medicamento, procure orientacao do farmaceutico. Nao desaparecendo os sintomas, procure orientacao de seu medico ou cirurgiao-dentista.

Este medicamento nao deve ser partido, aberto ou mastigado.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Xantinon?
Caso voce tenha esquecido de tomar uma dose, tome o medicamento assim que possivel. Se estiver muito perto do horario da proxima dose, aguarde e tome somente uma unica dose. Nao tome duas doses ao mesmo tempo ou uma dose additional para compensar a dose perdida.

Em caso de duvidas, procure orientacao do farmaceutico ou de seu medico, ou cirurgiao-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Xantinon?
Este medicamento nao deve ser utilizado por mulheres gravidas sem orientacao medica ou do cirurgiao-dentista.

Nao ha contraindicacao relativa as faixas etarias.

Pacientes pediatricos
Nao existem na literatura medica estudos na populacao infantil, portanto o medicamento nao e indicado nessa faixa etaria.

Pacientes idosos
Nao ha restricoes ou recomendacoes especiais com relacao ao uso destes produtos por pacientes idosos.

Pacientes com insuficiencia hepatica
Caso voce tenha insuficiencia hepatica, consulte um medico antes de utilizar Xantinon®.

Quais as reacoes adversas e os efeitos colaterais do Xantinon?
Xantinon® e bem tolerado; nao ha relatos de reacoes adversas relacionadas ao seu uso nas doses recomendadas.

Informe ao seu medico, cirurgiao-dentista ou farmaceutico o aparecimento de reacoes indesejaveis pelo uso do medicamento. Informe tambem a empresa atraves do seu servico de atendimento.

Apresentacoes do Xantinon
Comprimido revestido de a hundred mg (racemetionina) + twenty mg (cloreto de colina). Embalagens com 30 ou a hundred unidades.

Uso oral.

Uso adulto.

Qual a composicao do Xantinon?
Cada comprimido revestido contem:
Racemetionina

100 mg

Cloreto de colina

20 mg

Excipientes: croscarmelose sodica, dioxido de silicio, estearato de magnesio, amido, celulose microcristalina, crospovidona, hipromelose, hiprolose, macrogol, etilcelulose, triacetina, monoglicerideos acetilados, acido oleico, corante laca vermelho 40 e corante laca amarelo crepusculo six.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Xantinon maior do que a recomendada?
Considerando as caracteristicas farmacologicas dos componentes do produto, e pouco provavel que a eventualidade de ingestao acidental de doses muito acima das recomendadas identify efeitos adversos graves. Caso ocorra, procure imediatamente assistencia medica. Nao tome nenhuma medida sem antes consultar um medico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro medico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possivel. Ligue para 0800 722 6001, se voce precisar de mais orientacoes.

Interacao medicamentosa: quais os efeitos de tomar Xantinon com outros remedios?
Ate o momento nao se relataram casos de reacao com o uso do produto junto com outros medicamentos. Nao ha restricoes quanto ao uso do produto junto com alimentos ou bebidas.

Informe ao seu medico ou cirurgiao-dentista se voce esta fazendo uso de algum outro medicamento.

Interacao alimenticia: posso usar o Xantinon com alimentos?
Nao ha restricoes quanto a ingestao concomitante de alimentos ou bebidas.

Qual a acao da substancia do Xantinon (Racemetionina + Cloreto de Colina)?
Resultados de Eficacia
A eficacia do Racemetionina + Cloreto de Colina baseia-se na eficacia dos seus componentes, todos muito bem estudados clinicamente e cujos resultados estao bem descritos em classicos de farmacologia e de terapeutica. Sobre os agentes lipotropicos basicos da components existem numerosos estudos. Comprovou-se que o metabolismo e a reciclagem intracelular da metionina requerem a betaina como cofator, relatando-se a importancia da betaina na sintese da metionina, principalmente em pacientes com deficencia da vitamina B121 .

A importancia da Similar (metabolito ativo da metionina) nos disturbios hepaticos foi relatada em diversas publicacoes cientificas 1-4.

No tratamento da colestase induzida por doenca hepatica cronica, a para que serve o xantinon Exact same foi significativamente remarkable a placebo, melhorando em 50% os escores dos sintomas (prurido, fadiga), da bilirrubina complete e conjugada e da fosfatase alcalina5.

As acoes da colina em individuos sadios e em pacientes foram apresentadas em estudos de revisao, demonstrando que este nutriente e essencial para o funcionamento typical do figado six,7.

Recentemente tem-se destacado que nas doencas hepaticas, principalmente nas cronicas, ocorrem especies reativas de oxigenio e de outros radicais livres toxicos resultantes do estresse oxidativo que contribuem para o dano hepatico em varios tipos de hepatopatias, dentre as quais a doenca hepatica gordurosa nao-alcoolica (DHGNA) e a sua forma progressiva, a esteatoepatite nao-alcoolica (EHNA), a esteatopatia alcoolica, os processos hepaticos cronicos e as hepatites virais, assim como contribuem para a deterioracao do processo patologico 8,nine-eleven.

Um estudo piloto para a avaliacao da evolucao do estresse oxidativo hepatico em pacientes com doenca hepatica gordurosa nao-alcoolica (esteato-hepatite nao-alcoolica) tratados com Racemetionina + Cloreto de Colina demonstrou no grupo tratado com o produto ativo uma reducao significativa dos valores de glutationa, homocisteina e de malonaldeido ao longo do tratamento, em comparacao com placebo. Esses achados podem ser explicados por um aumento da atividade antioxidante hepatica determinada por Racemetionina + Cloreto de Colina que resultaria em menor lipoperoxidacao hepatica, comprovando a acao favoravel do produto sobre o estresse oxidativo twelve.

Os autores concluiram que a administracao de agentes lipotropicos com atividade antioxidante, como a metionina e a colina, desempenha um papel importante no tratamento coadjuvante de hepatopatias e de transtornos hepaticos de origem alimentar ou medicamentosa.

Caracteristicas Farmacologicas
Propriedades farmacodinamicas
Racemetionina + Cloreto de Colina e composto por dois aminoacidos – metionina e colina – importantes para o metabolismo lipidico e proteico que ocorre no figado. Os seus componentes ativos atuam na mobilizacao e remocao do excesso de gorduras do hepatocito, alem de fornecerem grupos metila para a sintese de colina no organismo. Possibilita-se, portanto, a formacao dos componentes lipidicos das lipoproteinas plasmaticas, o que facilita o transporte de gorduras pelo figado. Os aminoacidos presentes em Racemetionina + Cloreto de Colina sao, ainda, importantes para o metabolismo lipidico e para a sintese e manutencao das membranas celulares, alem de participarem de forma relevante da defesa antioxidante intracelular hepatica, uma vez que estudos 13,fourteen comprovaram que a replecao destes aminoacidos se opoe ao estresse oxidativo responsavel pelo aumento nos produtos de perioxidacao celular e de radicais livres e de danos nas membranas celulares, restaurando as funcoes hepaticas thirteen .

Propriedades farmacocineticas
A metionina, uma vez absorvida, e convertida em Similar (S-adenosilmetionina). A maior parte da metionina administrada e metabolizada no figado, cujos tecidos tem a maior atividade especifica, embora todos os tecidos possam produzir e utilizar a Identical. A SAMe e doadora de radicais metila na maioria das reacoes de transmetilacao. A meiavida estimada da Similar hepatica e de two,4–5,9 minutos em condicoes dieteticas normais, e um adulto ordinary deve produzir 6-8 g de Very same por dia two.

A metionina sofre degradacao oxidativa no figado e e eliminada pela via renal 15.

A colina e rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal sob forma inalterada apos administracao oral; uma parte e metabolizada em trimetilamina pelas bacterias intestinais. Cerca de 98% da colina do sangue e dos tecidos e sequestrada em fosfatidilcolina, que serve como fonte de “liberacao lenta” de colina. A colina passa para o figado, onde exercera suas funcoes fisiologicas. E eliminada pela by using renal, sendo one% sob forma inalterada. E compativel com outros nutrientes e, quando co-administrada, parece favorecer a absorcao destes16-19.

Referencias Bibliograficas

one. Maree KA et al. Internat J Vit Nutr Res 1989; fifty nine:136-forty one.
two. Mato JM et al. Pharmacol Ther 1997; seventeen(three):265-eighty.
three. Avila MA et al. Alcoholic beverages 2002;27(three):163-seven.
4. Lu SC, Tsukamoto H, Mato JM. Liquor 2002;27(3):one hundred fifty five-62.
5. Giudici GA et al. In: Methionine Metabolism: Molecular mechanism and clinical implications, pp. 67-seventy nine, Mato J et al (eds.) CSIC push, Madrid, 1992.
six. Canty DJ, Zeisel SH. Nutr Ver 1994; 52(10):327-39.
7. Zeisel SH. J Am Coll Nutr 1992; eleven(five):473-eighty one.
8. Abdelmalek MF et al. AJG 2001; 96(nine):2711-seven.
9. Kim SK et al. Food stuff Chem Toxicol 1998;36:655–661.
ten. Barak AJ et al. Liquor Clin Exp Res 1993;17:552–555.
11. Barak AJ et al. IRCMS Med Sci 1984;twelve:866-seven.
12. Parise ER at al. Dados em arquivo.
thirteen. Reis KAA et al. Pediatria (Sao Paulo) 2001;23(four):329-39.
14. Lieber CS. Rocz Akad Med Bialymst 2005;50:seven-20.
15. Methionine. BIAM – Banque de Donnees Automatisee sur les Medicaments – M.S.- Franca - http://www.biam2.org.
sixteen. Marcus R, Coulston AM. In. Hardman JG, Limbird LE. Goodman & Gilman’s – The pharmacological foundation of therapeutic. 10ª ed. McGraw-Hill Co. USA. 2001. p.1765-seventy one.
seventeen. Zeisel SH, Blusztajn JK. Annu Ver Nutr 1994;14:269-ninety six.
eighteen. Wurtman RJ et al. Lancet 1977; 2(8028):sixty eight-nine.
19. Choline. BIAM – Banque de Donnees Automatisee sur les Medicaments – M.S.- Franca - http://www.biam2.org.

Como devo armazenar o Xantinon?
O produto deve ser conservado a temperatura ambiente (15ºC a thirtyºC).

Numero de lote e datas de fabricacao e validade: vide embalagem.

Nao use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem primary.

Caracteristicas do medicamento
Xantinon® e um comprimido revestido redondo, de superficie lisa e cor vermelha, com odor e sabor caracteristicos.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e voce notice alguma mudanca no aspecto, consulte o farmaceutico para saber se podera utiliza-lo.

Todo medicamento deve xantinon para que serve ser mantido fora do alcance das criancas.

Dizeres Legais do Xantinon
MS – one.0639.0119

Farm. Resp:
Geraldo Cesar M. de Castro
CRF-SP nº 23.860

Takeda Pharma Ltda
Rodovia SP 340 S/N, km 133,5 Jaguariuna - SP
CNPJ 60.397.775/0008-forty
Industria Brasileira

Siga corretamente o modo de usar, nao desaparecendo os sintomas procure orientacao medica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *